top of page
Buscar
  • Foto do escritorÉgon Barreto

Descubra seus Pontos Fortes!


Olá comunidade agilista!


Gostaria de compartilhar um dado interessante com vocês.


De acordo com a Gallup, uma das maiores empresas de pesquisa e consultoria do mundo, apenas 20% das pessoas conhecem seus talentos e usam eles todos os dias em seu trabalho. Assustador, não é mesmo?


Talvez você já conheça a dinâmica do Moving Motivators, do Jurgen Apelo, pai do Management 3.0, cujo propósito é o de que gestores aprendam sobre a motivação individual dos membros em sua equipe e de como ela é afetada pela mudança organizacional. Por isso mesmo eu quero ir além. Eu acredito que a motivação é circunstancial e depende de um conjunto de fatores para se manter sempre em ação e aqui eu quero abrir um parêntese.


Mais do que um objetivo, uma equipe que tem um propósito bem definido entende os resultados que o trabalho dela produz e assim, está diretamente envolvido e engajado com a causa. Esse, para mim, é o principal motivo para a ação onde uma equipe “rema” na mesma direção.


Partindo da ideia de que a equipe tem um propósito alinhado, vamos por mais um tempero.


E, se além motivação, os colaboradores atuassem em seu potencial máximo a partir de seus talentos? O Pelé e o Airton Sena tinham propósitos muito bem definidos, mas será que teriam tanto sucesso se escolhessem ser médicos ou engenheiros?


Pesquisas globais da Gallup afirmam que pessoas que investem em seus pontos fortes são 3x mais propensas a terem qualidade de vida, 6x mais propensas a serem motivadas e 8x mais produtivas no trabalho. Interessante, não é mesmo? Falando de organizações, uma cultura baseada em seus pontos fortes conquistam de 10% a 19% mais vendas, 14% a 19% a mais em lucros, tem 3% a 7% a mais de clientes engajados e 9% a 15% a mais no engajamento dos seus colaboradores.


Reconhecer seus talentos e lapidar cada um deles é um primeiro passo para ser um especialista de si mesmo. Se você for um gestor(a), saberá também como melhor direcionar sua equipe para atividades que façam sentido com suas habilidades, que realizem com prazer e com menor esforço. O resultado: performance pessoal, confiança, direcionamento, motivação, engajamento e prazer profissional.


Gostou da "idea"?


Então se você quiser aprender mais e descobrir o seus pontos fortes, recomendo a leitura do livro “Descubra Seus Pontos Fortes” do autor Don Clifton, que acompanha o teste do CliftonStrengths.


Boa leitura!

7 visualizações0 comentário
bottom of page