top of page
Buscar
  • Foto do escritorElyssandra Nery

A sua empresa está preparada para a cultura ágil? E você?


Falar de cultura ágil em tempos de pandemia é essencial, pois a maioria das empresas adotou o home office, como posto de trabalho. E agora? Se gerenciar um time presencialmente já é difícil, remoto é mais complicado quando não se tem uma metodologia de trabalho definida.


Bom, mas o que é essa tal cultura ágil? É simples, é uma mudança no modo de agir e pensar no negócio da sua empresa para que consiga ter uma maior eficiência em seus processos. Entendeu? Não? É mais simples ainda, como um mantra que ouvi nos últimos anos, é mudar o mindset #MudeSeuMindset (repita 8x ao dia).


Essa mudança implica modificar funções e responsabilidades de todos os envolvidos, mas com um único objetivo de fortalecer o trabalho em equipe. Aí deixo você com uma dúvida: “Você quer mudar isso agora nesse momento de pandemia onde não estamos acompanhando de perto o que está acontecendo com o time?”. Garanto que não há melhor momento, a pandemia está mostrando que é preciso responder rápido ao mercado e se você não for rápido ficará para trás. Com isso, não estou dizendo que por ser ágil você entregará um produto mais rápido, ok? Não é isso.


Isso tudo não surgiu agora, não é mais uma modinha, isso surgiu com o “Manifesto Ágil”, em 2001, tendo foco principal em satisfazer o cliente e, por isso, destacando quatro valores:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente

  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

  • Responder a mudanças mais que seguir um plano


Você continua achando que não faz sentido fazer isso agora, não é? E se eu te falar que uma mudança dessa implica numa transformação digital da sua empresa? Você percebe que trabalhar no modelo tradicional penaliza o seu cliente? É preciso inserir uma cultura de se fazer entregas contínuas. Dê esse gostinho ao seu cliente.


Agora que você se convenceu de que é necessário mudar o mindset, também é necessário que se conheça as pessoas envolvidas nesse processo de mudança. Percebe que as organizações precisam de pessoas e líderes disruptivos? Pois, ser disruptivo também não é modinha. É necessidade. É preciso coragem para desbravar um mundo desconhecido. É preciso se inserir no contexto do mindset ágil.


Se você concordou comigo até agora, acho que consegui meu objetivo que é fazer você repensar, assim como toda mudança faz. É necessário uma mudança de valores, comportamentos e pensamentos. É preciso se adaptar a um contexto e não será de uma hora para outra, mas não demore muito pensando, pois o tempo está passando e os concorrentes estão te deixando para trás.

Então, para finalizar pense nos seguintes questionamentos e veja se você ou sua empresa estão preparados:


  1. Quanto você/empresa e seu time são adaptáveis às mudanças que podem aparecer?

  2. Você está pronto para receber feedback de seu cliente, sendo ele negativo ou positivo?

  3. E se o feedback for negativo o que você fará? Existirá culpado?

  4. Está disposto a fazer melhorias constantes no seu processo?


Tenho certeza que essas respostas irão balizar a sua necessidade de mudança ou não. Acima de tudo, lembre-se que esse é um processo de mudança interno, não estou dizendo que não teremos regras ou hierarquias definidas, mas uma mudança de pensar e agir.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page